O PODER DA AUTORRESPONSABILIDADE.

Atualizado: Set 3

Há uma frase que diz: “Tudo que chega até você de alguma forma começou em você”. E o porquê é simples: a responsabilidade das escolhas da vida de uma pessoa, não é de ninguém, além dela mesma.


Uma pessoa se torna autorresponsável quando ela tem capacidade de mudar algo na sua vida e com isso, ela encara os sucessos e fracassos de cada passo.


Um bom exemplo é a insatisfação que sente por suas atividades no emprego que escolheu. Ao passar o dia inteiro apenas reclamando, culpando terceiros e não fazendo nada para mudar, o que você vai colher disso? Uma demissão, provavelmente. Mas se assumir a responsabilidade de ter aceitado o emprego e que hoje ele não faz mais sentido na sua vida, é mais fácil de compreender o que precisa mudar para que as reclamações cessem. Não será simples encarar uma mudança na carreira, porém, só é possível transformar realmente algo se assumir que todas as consequências serão suas.


“Ah! Mas eu não tive escolha.”


Na verdade, não. Até quando uma pessoa deixa de escolher, ela está escolhendo.


“Mas eu não tenho tempo, estou sendo cobrado no emprego e não é o que meus pais esperam”.


Veja bem como é fácil encontrar culpados para não trazer a responsabilidade de cada decisão para si. Esse é um comportamento bem comum e observado nas sessões de coach: a culpa está geralmente no outro, no externo. As justificativas são diversas como, o outro não me dá bola, o outro não se importa comigo; o outro não me deixa fazer; o outro está sempre de cara feia; a culpa é da economia, ninguém me escuta, não vem oportunidades para mim;


E é assim que muitas pessoas se tornam dependentes e reféns de suas próprias vidas.


E por que as pessoas preferem arranjar culpados?


Medo. Medo da decepção. “E se não der certo?” Medo da rejeição. “As pessoas não vão mais gostar de mim?” Medo de crescer por não saber lidar com as frustrações. Esse medo paralisa e para se proteger, as pessoas se isentam da responsabilidade.


Escapar do sentimento de culpa também é um dos motivos para que pessoas não se responsabilizem. Admitir o erro e assumir a responsabilidade é algo benéfico, porque te dá a oportunidade de mudar, fazer diferente, aprender e recomeçar. Agora reconhecer o erro e se sentir culpado, não. Há uma imensa diferença de conotação entre ser responsável e ser culpado.


Fale “eu sou culpado” e perceba a emoção negativa que o invade, ficando preso ao passado. Agora experimente falar “eu sou responsável” e seja tomado por emoções positivas, criando espaço para o aprendizado. Dessa forma, é possível rever escolhas e tentar novamente sob uma perspectiva diferente.


E como se responsabilizar pela própria vida?


Através da atenção com suas emoções.


INDIVÍDUOS QUE POSSUEM UMA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL ELEVADA SÃO CAPAZES DE GERENCIAR AS SUAS EMOÇÕES COM PRECISÃO. CONSEGUEM LIDAR MELHOR COM QUESTÕES SOCIAIS E NÃO SE ENVOLVEM EM COMPORTAMENTOS PROBLEMÁTICOS E VÍCIOS.” (Peter Salovey – Psicólogo dos Estados Unidos, presidente da Unidade de Yale)


Comece pelo autoconhecimento, entenda suas raízes, sua relação com seus pais. Não deixe que sentimentos mal resolvidos na infância se apeguem e faça com que você fuja das responsabilidades como adulto. Vá na origem de tudo.


Escolha. Lembre-se que o que está vivendo hoje são as experiências do seu passado. Você pode no tempo presente tomar decisões para viver o novo em sua vida. Mas compreenda que cada escolha virá com uma renúncia. A dor e o prazer sempre vão correr lado a lado.


Aprenda a lidar com os erros e a imperfeição. As pessoas não cometem erros intencionalmente. Não há necessidade de se culpar e se cobrar para ser perfeito. O amor não deixará de existir na imperfeição.


Perdoe e perdoe-se. Assim, o processo de aprendizado começará de fato. Entenda o que é preciso para não cometer os mesmos erros. Substituir a culpa pela responsabilidade fará com que você haja de forma diferente na próxima vez.


E como a autorrespnsabilidade é aplicada no ambiente de trabalho?


Para que colaboradores se sintam pertencidos e engajados com a empresa de verdade, eles precisam se sentir responsáveis por suas demandas e conquistas da companhia. É necessário que eles entendam a relevância de suas funções na conquista do resultado. E o papel das lideranças é fundamental para que isso aconteça.


São os líderes que vão elegar funções e empoderar seus liderados; dar liberdade para agirem de forma autônoma e motivá-los para que sejam proativos. Mostrar a importância de todos cumprirem seus papéis com maestria trazendo um resultado final fortalecido por cada etapa cumprida por seus colaboradores.


Ter foco no resultado, trazer ideias e sugestões, e ter uma visão do todo são formas de desenvolver esta autorresponsabilidade. E principalmente, autoconsciência, entender como o trabalho executado é essencial na cadeia produtiva da empresa. Lembre-se não é apenas uma tarefa do emprego e sim, sua responsabilidade.


INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É O MAIOR INDICADOR DE SUCESSO NA VIDA, REDEFININDO O QUE SIGNIFICA INTELIGÊNCIA.” (REVISTA TIME)


Ficou interessado em desenvolver a Autorresponsabilidade e a Inteligência Emocional?


Entre em contato comigo: 11 94756-5478 - anak@ebrccoaching.com.br


--

Ana Kekligian é Palestrante, Fundadora da EBC - Empresa Brasileira de Coaching, Master Coach, Analista Comportamental, Especialista em Inteligência Emocional e Especialista em Produtividade. Atualmente com cinco importantes certificações internacionais pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoriano, Master Coach, Análise Comportamental e Inteligência Emocional. Certificado de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE - Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional e Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadePS.


Vasta experiência corporativa, onde atuou como executiva de marketing por mais de 18 anos em importantes empresas.


Além disso, administra outros importantes papéis: como mulher, mãe, filha, irmão, amiga e CEO de si mesma.

45 visualizações

Contato

anak@ebrccoaching.com.br

11 94756-5478

Siga a Ana Kekligian nas redes sociais!

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social

Conheça a EBC

HORIZONTAL PNG COLORIDO.png

Siga a EBC nas redes sociais!

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social