top of page

MULHER, VOCÊ É RESILIENTE, SIM!

Atualizado: 3 de set. de 2020

As respostas estão dentro de você e não fora.



Todas nós passamos por situações desafiadoras no dia a dia, enfrentando limitações internas e externas. Quantas vezes precisamos administrar todos os nossos papéis ao mesmo tempo e ainda assim, damos conta de tudo – lidando até com uma crise dentro de outra crise? Quantas adversidades testam nossas capacidades de suportar, de seguir em frente e de não desistir?


É, a resiliência é palavra que move tudo por aqui. Penso que ela é nata desde que nascemos e a sociedade nos exige isso desde sempre. Ainda nos tempos de hoje, vivemos experiências de discriminação, ausência de igualdade e equidade de gênero. Como exemplo a diferença que há entre cargos de liderança. O estudo Panorama Mulher 2019, realizado pelo Talenses e Insper, mostra retrocessos na participação de mulheres como presidentes das 415 empresas entrevistadas: em 2018, 15% delas ocupavam cargos de presidência, porém em 2019, o número caiu para 13%.


Mostrando assim que apesar de todas as batalhas vencidas, ainda temos muito para lutar. Ficando ainda mais claro o motivo de desenvolvermos a qualidade de levantar e continuar a viver, mesmo que um trem passe por cima de nós. Pois às vezes, o mesmo trem volta e nos esmaga novamente.


Nós resistimos, sem desistir! Mesmo que pareça difícil reconhecer isso. Vejo muito isso nos meus atendimentos, mulheres que não reconhecem a sua força, sem se darem conta da resiliência que têm. E acreditem: é aí que está a nossa potência. Todas nós temos essa capacidade, só precisamos reconhecê-la e valorizá-la. Mas, caso você ainda não tenha se dado conta: olhe para sua história, revisite todas as experiências que te trouxeram até aqui, todas as suas superações. Reconheça e volte a dar espaço para o que já existe aí dentro.

Como tantas mulheres, eu me vesti de armaduras de defesa ao longo da minha história, mas hoje sei o quão importante é estar vulnerável para ter a coragem de mudar e fazer diferente. Foi nas minhas formações em Coaching e Inteligência Emocional que entendi com clareza que através do entendimento das minhas emoções, ligadas às minhas dores, posso ressignificar qualquer parte da minha história e viver feliz, em paz comigo mesma.


Esse é um entendimento que devemos levar para a vida e aplicar diariamente. Entendendo a razão pela qual nos afetamos tanto com o mundo externo, olhamos para o interno e encontramos respostas escondidas no nosso mais profundo eu. Se eu compreendo que minhas emoções vêm de dentro e não de fora, aciono a resiliência para enfrentar o que for da forma mais equilibrada possível. Sem essa consciência, repetimos nossos padrões de comportamento.


Ser resiliente é se permitir viver a tristeza, a raiva e o medo com sabedoria. Dessa forma, evoluímos e construímos nosso caminho, entendendo que adversidades vão acontecer sempre, mas que também temos a autorresponsabilidade, nos permitindo escolher o que fazer. Ficar e morrer, ou seguir e viver. Se tirarem o seu chão e talvez até o seu teto, lute pelos seus valores. Pois, ao preservá-los, estará inteira para recomeçar.


E quando falo em evolução, não confunda com ser perfeita, mas sim ser melhor a cada dia. Resistindo, se fortalecendo, se amando e descobrindo o seu papel no mundo. Se você sabe o motivo de estar aqui, você compreende tudo o que vem e o porquê vem.


Mas então, como podemos então desenvolver a resiliência?


1. Não tenha vergonha de si mesma e de suas dores. 2. Procure mudanças no seu interior e não no exterior. 3. Assuma a sua responsabilidade. 4. Entre em ação sempre e não pare. 5. Aprenda a lidar com suas emoções, pois são vitais em nossas vidas. 6. Assuma que é lindamente imperfeita. 7. Não carregue as cargas de outras pessoas. 8. Preserve seus valores. 9. Desenvolva a sua espiritualidade. 10. Descubra seu papel no mundo. 11. Perdoe e se perdoe. 12. Ame-se.


Uma das minhas mestras inspiradoras, Brené Brown, constata em seu livro “A arte da imperfeição”, que a capacidade de superar as adversidades é marca de uma pessoa com vida plena. Por isso, quando passamos a entender que a verdadeira resiliência consiste em aliviar nossa experiência a cada aprendizado, para que seja mais leve e não pesada, caminhamos para mais perto dessa expansão de consciência, cultivamos resiliência e nos mantemos cada vez mais fortes ao viver nossa vida.


E lembre-se: Você deve e pode chorar uma noite inteira, porque quando amanhecer você estará revigorada para enfrentar o que aparecer, porque você é MULHER!



Quer saber como anda a sua resiliência? Quer fazer um teste rápido sobre resiliência? Envie um e-mail para contato@ebrccoaching.com.br e coloque no assunto: Resiliência



Até a próxima!


Artigo escrito para a Revista Dolce Morumbi, em 13/07/2020.

Leia mais artigos aqui.


--

Agende a sua sessão experimental: 11 94756-5478 - anak@ebrccoaching.com.br


Ana Kekligian é Palestrante, Fundadora da EBC - Empresa Brasileira de Coaching, Master Coach, Analista Comportamental, Especialista em Inteligência Emocional e Especialista em Produtividade. Atualmente com cinco importantes certificações internacionais pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoriano, Master Coach, Análise Comportamental e Inteligência Emocional. Certificado de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE - Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional e Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadePS.


Vasta experiência corporativa, onde atuou como executiva de marketing por mais de 18 anos em importantes empresas.


Além disso, administra outros importantes papéis: como mulher, mãe, filha, irmão, amiga e CEO de si mesma.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page