A autoestima é a aceitação, o apreço, a valorização que você tem sobre você mesma. É seu amor próprio! É o reconhecimento das suas habilidades, dos melhores aspectos físicos e intelectuais. Está associada ao respeito que você tem por sua história de vida. Tem relação com o que você anda dizendo sobre si mesma. Aliás, o que você diz sobre si mesma? Como você se enxerga no espelho? Essas perguntas são capazes de apontar como está sua autoestima.
Pode ser que durante sua infância, você não tenha sido encorajada positivamente o suficiente, e com o passar do tempo, isso levou você a acreditar que têm dificuldades para se valorizar e se apropriar das suas conquistas. Logo, pode ter a tendência de se sentir impotente, insegura, inadequada. Grandes danos e distorções da sua imagem podem ocorrer devido à falta da própria estima, inclusive, o desenvolvimento de algumas doenças, como depressão, ansiedade, distúrbios alimentares, entre outros.
Mas, quando você reconhece seu potencial, o resgate da sua felicidade, as mudanças de comportamentos e principalmente, a construção de uma nova história se tornam possíveis. Você passa a olhar não apenas para seus pontos de melhoria, mas também suas qualidades, habilidades e capacidades.
Como desenvolver essa autoestima?
Conhecer a si mesma de maneira profunda é o melhor caminho para se reconectar com o melhor que há em sua essência. Ao descobrir quem você é de verdade, fica mais fácil seguir em frente e conviver tanto com as coisas boas e as mais desafiadoras da vida, honrando e respeitando sua própria trajetória.
Comece com um exercício simples: se olhe no espelho e sem pressa busque pelo menos 30 características que você gosta. Vire de ponta cabeça, se observe de todos os ângulos. Encontrou? Talvez agora você queira chegar em 40, 50 qualidades. Você ficará impressionada com o que encontrará em si mesma!
A autoestima é uma aliada na sua vida pessoal e também profissional. É através dela que você se sentirá preparada para executar uma tarefa ou vencer um desafio, como assumir uma nova função ou decidir por uma separação, por exemplo. Logo, você se identificará com mais motivação no dia a dia, e isso vai evitar que a procrastinação se mantenha como um hábito, que você busque apenas rotas de fuga e que dê voz a pensamentos sabotadores. Ao fortalecer sua autoestima, você gostará ainda mais do que faz, se apaixonará por sua profissão outra vez e reconstruirá rapidamente a sua vida.
Elimine atitudes autodepreciativas. Seja sua melhor amiga. Cuide de si mesma. Use sua voz interior para te empoderar. Mantenha o foco no que você pode mudar! Evite ambientes em que se sinta degradada e não reconhecida. Cerque-se de bons amigos, faça o bem para as pessoas. Celebre cada pequena vitória!
Através dessa tomada de consciência, você irá despertar e mudará o cenário da sua vida, realizando sonhos e melhorando sua performance. Pois ao se olhar no espelho a partir de então, você passará a reconhecer todos seus talentos e habilidades. Você vai resgatar o que já tem de melhor em si mesma, e por algum motivo, deixou de ver ou acreditar.
Artigo escrito para a Revista Dolce Morumbi, em 15/06/2020.
Leia mais artigos aqui.
--
Agende a sua sessão experimental: 11 94756-5478 - anak@ebrccoaching.com.br
Ana Kekligian é Palestrante, Fundadora da EBC - Empresa Brasileira de Coaching, Master Coach, Analista Comportamental, Especialista em Inteligência Emocional e Especialista em Produtividade. Atualmente com cinco importantes certificações internacionais pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoriano, Master Coach, Análise Comportamental e Inteligência Emocional. Certificado de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE - Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional e Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadePS.
Vasta experiência corporativa, onde atuou como executiva de marketing por mais de 18 anos em importantes empresas.
Além disso, administra outros importantes papéis: como mulher, mãe, filha, irmão, amiga e CEO de si mesma.
Comments