top of page

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

Atualizado: 3 de set. de 2020

As falhas na comunicação são responsáveis por boa parte dos problemas enfrentados nas relações profissionais e também com familiares e amigos. No ambiente corporativo essa dificuldade interfere na evolução da carreira.


Pesquisas apontam que 90% dos profissionais perdem os empregos por questões comportamentais e não por falta de competência. E grande parte destes comportamentos estão na comunicação e em como a pessoa se expressa. E se engana quem pensa que apenas os tímidos e introvertidos possuem essa dificuldade. Os desentendimentos podem acontecer até mesmo com as pessoas que se comunicam bem.


Em minha experiência como coach pude perceber que os casos mais comuns no ambiente profissional são pessoas que no geral possuem uma boa comunicação, mas se perdem em momentos de pressão, assumindo uma atitude passiva ou agressiva. Também não é raro que a situação resulte em um desequilíbrio e quem normalmente age de maneira passiva ter um rompante de agressividade ou o contrário, pessoas que se comunicam de maneira mais efusiva ficam sem ação. Por isso, quando fala-se de comunicação assertiva a questão está principalmente em como se comportar em situações conflituosas.


Primeiro é importante ter a consciência de que o problema está na comunicação. Afinal, todos estão se esforçando para fazer o seu melhor e em muitos casos é difícil reconhecer onde está a lacuna que não permitiu que o resultado fosse o esperado. Quando uma informação é transmitida gera pensamentos e sentimentos de acordo com a história de vida e o entendimento que cada um tem sobre si mesmo. E esse turbilhão que acontece internamente resulta no comportamento. Por isso, autoconfiança e inteligência emocional são fatores imprescindíveis para adquirir segurança e agir com assertividade.


Sempre que há um ruído de comunicação o questão está no emissor - e não no receptor. Com métodos e ferramentas é possível passar a mensagem correta e realizar uma comunicação efetiva, tornando-se uma pessoa que se posiciona e expressa opinião com firmeza, respeitando o direito do outro de discordar e dispostas a ouvir ideias opostas sem se alterar. Esse é o comportamento assertivo. A comunicação é clara e garante que o outro entenda a mensagem com exatidão.


Mas para desenvolver o autoconhecimento - que resultará no autocontrole em situações de conflito - e entender quais os gatilhos que podem resultar em uma postura passiva ou agressiva, é importante contar com apoio profissional. No geral, a pessoa sabe qual era o comportamento ideal e existe uma cobrança interna por uma postura diferente, mas não consegue agir daquela forma. Um coach pode auxiliar nesse processo de reconhecimento e, por meio de métodos e ferramentas, apoiar no desenvolvimento de competências e habilidades que resultarão em comunicação cada vez melhor.


Em grande parte dos casos que atendo, a comunicação passiva ou agressiva está associada a crenças limitantes, perfeccionismo, autocobrança ou até mesmo insegurança. Esses comportamentos emocionais atingem desde pessoas que estão iniciando sua carreira até profissionais experientes.


Auxiliei uma coachee com quase 50 anos e que estava cansada de perder oportunidades profissionais por dificuldade de comunicação. Ela tinha uma bagagem incrível, mas uma carreira estagnada. E a origem estava em uma infância reprimida, em que ela não podia se expressar. Em nossas sessões trabalhamos com ferramentas que a ajudaram a compreender, aceitar e ressignificar a sua história de modo que ela potencializou a sua comunicação. Após este trabalho de empoderamento, hoje ela consegue lidar com grandes públicos e conquistou o cargo desejado. Desenvolveu a capacidade de se comunicar com clareza e também de agregar pessoas.


Certamente, quem desde cedo consegue se comunicar com assertividade alcançará o sucesso muito mais rápido. Mas todos, em qualquer idade ou fase da vida, podem aprimorar e potencializar essa habilidade com apoio profissional. Por isso, não deixe de procurar ajuda e ver a transformação acontecer em sua vida.


--

Agende a sua sessão experimental: 11 94756-5478 - anak@ebrccoaching.com.br


Ana Kekligian é Palestrante, Fundadora da EBC - Empresa Brasileira de Coaching, Master Coach, Analista Comportamental, Especialista em Inteligência Emocional e Especialista em Produtividade. Atualmente com cinco importantes certificações internacionais pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoriano, Master Coach, Análise Comportamental e Inteligência Emocional. Certificado de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE - Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional e Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadePS.


Vasta experiência corporativa, onde atuou como executiva de marketing por mais de 18 anos em importantes empresas.


Além disso, administra outros importantes papéis: como mulher, mãe, filha, irmão, amiga e CEO de si mesma.

848 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page