A IMPORTÂNCIA DE SE INVESTIR EM AUTOCONHECIMENTO MEDIANTE MOMENTOS DE CRISE

A crise política, econômica ou social pode transformar os dias tranquilos e as rotinas concretas em um verdadeiro caos. Você tinha todos seus planos e objetivos traçados, e de repente, todas suas certezas não parecem ser tão definidas assim. Mas o que fazer daqui para a frente?



A pergunta correta é: o que fazer agora?


O que eu mais tenho visto na minha experiência como Coach são pessoas paralisadas. Seja por medo ou por entenderem que elas não têm o que fazer, por isso se desanimam e só esperam o tempo passar. Outras, muito inquietas e agitadas e na maioria das vezes, ansiando pelo que está no futuro, mesmo sem saber o que de fato vai acontecer.


As pessoas que começaram a trabalhar remotamente ficam com receio de que seus trabalhos não sejam vistos ou reconhecidos, e como resultado, percam seus empregos.


O tempo presente parece quase não existir e toda a energia é gasta com o que pode acontecer amanhã. Mas não é no futuro que a resposta será encontrada. Nossa solução está no aqui e no agora. E isso fica mais evidente em momentos de crise.


O que você está fazendo com sua vida hoje, as atitudes e decisões que está tomando neste momento é o que fará a diferença no que vai acontecer logo à frente. É neste instante que você deve usar todo seu potencial criativo humano, acessar suas competências para buscar novas saídas e entender que até em situações difíceis, sua capacidade de se tornar uma pessoa melhor continua a existir. É hora de fazer diferente, olhar para dentro e manifestar tudo isso de maneira que você possa evoluir.


Mas, como eu faço isso?


Sabemos que não é tão simples quanto parece. Nós precisamos melhorar nossa comunicação, assertividade, relações interpessoais, mas não temos um norte de como começar. Além disso, muitas pessoas têm mais dificuldade para se conectar com seus talentos e desenvolvê-los em prol de uma reconstrução, seja em termos profissionais ou pessoais. E é aí que o autoconhecimento entra em cena.


Ter as técnicas corretas e um direcionamento é muito importante para desenvolver todas as potencialidades existentes dentro você. O Coaching é um aliado para quem deseja expandir suas habilidades tanto no mercado de trabalho quanto na vida pessoal. Através desse método, desenhamos uma estratégia de acordo com seus objetivos e necessidades. Afinal, não basta apenas sonhar, mas sim tornar tangível esse sonho. 


E para tangibilizar os nossos sonhos, nada melhor do escrever. Aqui fica meu convite a responder essas 10 perguntas poderosas de autoconhecimento:

  1. Você está utilizando todo o seu potencial nas últimas semanas? O que poderia melhorar?

  2. Suas emoções têm tirado você do foco e afetado negativamente seus resultados? Se essas emoções tivessem voz o que elas querem te dizer?

  3. Você tem culpado os fatos e os acontecimentos pela sua situação atual?

  4. O que você não fez ainda e que poderia fazer a partir de agora para impactar positivamente os seus resultados pessoais e/ou profissionais?

  5. Você acredita verdadeiramente que está pronto e confiante para retornar a sua rotina presencial no trabalho, de modo a contribuir com projetos, ideias e soluções para a empresa?

  6. Você tem sido um ponto de equilíbrio para a sua família? Quais atitudes comprovam as suas palavras?

  7. O que aprendeu com esses dias de reclusão? E talvez, o que você ainda precisa ver, escutar ou aprender?

  8. Quem é responsável pelos seus objetivos, decisões e escolhas na sua vida? E o quanto você está verdadeiramente comprometido com tudo isso?

  9. Liste agora 3 ações que realizará durante os próximos três dias. Essa será uma prova efetiva de que você tomará as rédeas de sua vida ou se potencializará.

  10. De 0 a 10 o quanto verdadeiramente você acredita em tudo o que respondeu? Se sua resposta não for satisfatória, eu te convido a reler as suas respostas e identificar pontos de atenção para que possa impulsionar suas ações.


Não permita que o momento de crise te imobilize, aproveite a chance de sair da zona de conforto e encarar o cenário com empatia e uma visão mais positiva, que certamente se mostrará um diferencial tanto na sua empresa quanto na sua vida. Junte todas as suas forças, aquelas que fazem você acordar todos os dias. E se torne cada vez mais imprescindível no seu negócio, assim como, para alcançar novos objetivos quando os dias de tormenta passar.


A crise existe e começa dentro de você. Seja um agente de mudanças, porque esse não é o momento para você ficar inerte esperando tudo se resolver. É necessário que o movimento continue. Mas, sabemos que algumas pessoas têm mais obstáculos e dificuldades que outras para prosseguir meio a esse contexto. O Coaching e a inteligência emocional podem auxiliar imensamente seu processo. Gostaria de conversar a respeito?


Artigo escrito para a Revista Dolce Morumbi, em 06/04/2020.

Leia mais artigos aqui.


---


Agende a sua sessão experimental: 11 94756-5478 - anak@ebrccoaching.com.br


Ana Kekligian – É Master Coach de Desempenho e Especialista em Inteligência Emocional orientada para a vida pessoal e profissional, além de idealizadora da EBC - Empresa Brasileira de Coaching. Atualmente possui quatro importantes certificações internacionais pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching: Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoniano, Master Coach e Análise Comportamental. Conta também com a certificação de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional) e recentemente se tornou Especialista em Produtividade com : Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS.


Além disso, a Ana Kekligian é mãe, filha, esposa, irmã, tia, amiga e CEO de si mesma.

0 visualização

Contato

anak@ebrccoaching.com.br

11 94756-5478

Siga a Ana Kekligian nas redes sociais!

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social

Conheça a EBC

HORIZONTAL PNG COLORIDO.png

Siga a EBC nas redes sociais!

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social