Contato

anak@ebrccoaching.com.br

11 94756-5478

Siga a Ana Kekligian nas redes sociais!

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social

Conheça a EBC

HORIZONTAL PNG COLORIDO.png

Siga a EBC nas redes sociais!

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social

PERFIL COMPORTAMENTAL - POR QUE ESSA FERRAMENTA É TÃO IMPORTANTE PARA VOCÊ?

Atualizado: 23 de Jul de 2019

“Conhece-te a ti mesmo”. Essa frase de Sócrates dita no século V a.C nunca foi tão essencial como agora para profissionais que precisam conhecer melhor suas competências e entregar mais resultados.



Diante de um mercado cada vez mais exigente e competitivo, muitas pessoas buscam soluções para potencializar suas qualificações para o mercado de trabalho.


Para que esse processo seja bem sucedido, é primordial que o profissional faça uma reflexão e um mapeamento de suas habilidades para entregar o seu melhor em suas atividades na empresa com base no comportamento adequado para cada ambiente frequentado. Há uma citação do austríaco Peter Drucker, considerado o pai da Administração, que diz: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”, ele já alertava que as demissões podem ocorrer não somente pelas qualificações, mas pelo comportamento ou atitudes inadequadas que não correspondem ao cargo que ocupam.


A produção do perfil comportamental tem o objetivo de evitar que essas situações aconteçam e mais do que isso: é uma ferramenta muito relevante para que os profissionais de qualquer setor de atividade possam se posicionar de maneira efetiva e segura, fazendo com que todos possam perceber que suas decisões e atitudes são tomadas de forma coerente dentro e fora das organizações. E tem mais, o perfil comportamental traz informações valiosas que direcionam suas trajetórias para utilizar da melhor maneira suas competências.


Para aqueles que buscam mudar de carreira ou a recolocação no mercado de trabalho, uma análise comportamental é reconhecida como um grande diferencial competitivo para o mercado, pois ajuda na construção do conhecimento das principais habilidades, no processo de posicionamento de acordo com o perfil levantado, possibilitando a melhor direção para a procura de um novo trabalho. É importante ressaltar que no âmbito pessoal, os benefícios desse processo também trazem reflexos para as questões familiares, relacionamentos afetivos e interpessoais.


As empresas também podem se beneficiar com o levantamento do perfil comportamental de seus funcionários, afinal, o capital humano é a maior riqueza das organizações e que traz grandes resultados quando são bem geridos. O processo pode envolver teste de aptidão, dinâmica de grupo, simulações do plano de ação da empresa, entrevistas, entre outros. Empresas que conhecem todas as qualidades, deficiências e possibilidades de crescimento de suas equipes, se mostram preocupadas com o modelo de gestão que estão implantando e que refletem no sucesso desde o desenvolvimento do produto até a satisfação dos clientes e que diretamente contribuem para a reputação da marca na sociedade.


Seja para pessoas ou para empresas, levantar o perfil comportamental é uma ação que se torna necessária diante de tantas mudanças e demandas que presenciamos na vida e a peça mais importante é você, que faz parte de uma rede de colaboração humana que muda e transforma o mundo. Então dito no início desse artigo, “Conhece-te a ti mesmo”, conheça suas necessidades e qualidades, e trilhe o caminho do sucesso que você deseja.


Quer saber mais sobre como obter o teste de perfil comportamental? Me coloco a disposição – anak@ebrccoaching.com | 11 94756-5478.


Ana Kekligian - Palestrante, Master Coach de Desempenho, Analista Comportamental e Especialista em Inteligência Emocional - Formada pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching (4 certificações) e pelo SBIE - Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional. Fundadora da EBC - Empresa Brasileira de Coaching.

9 visualizações